Se você é descendente direto de um cidadão italiano, como pai, mãe, avô ou avó, é possível reivindicar a cidadania italiana através do processo de transmissão sanguínea. Geralmente, não há limite de gerações, o que significa que, se você puder provar sua linhagem, poderá obter a cidadania.
A cidadania italiana por jure sanguinis, também conhecida como cidadania por descendência, é um dos métodos mais comuns para obter a cidadania italiana. Esse processo permite que descendentes diretos de cidadãos italianos reivindiquem a cidadania com base em sua linhagem familiar. Aqui estão os passos gerais para obter a cidadania italiana por jure sanguinis:
A cidadania italiana é transmitida a partir do(a) ascendente italiano(a) aos filhos, como uma corrente, sem limite de gerações desde que não tenha havido aquisição de cidadania estrangeira.
Entretanto, é preciso observar alguns aspectos, como:
Se o antepassado abriu mão da cidadania italiana ao imigrar.
Se sim, é preciso checar se isso ocorreu antes do nascimento do filho.
Neste caso, o direito a transmissão de nacionalização não foi transmitido e, portanto, ele não poderá ser sua “referência”.
» A data de nascimento em caso de antepassados do gênero feminino.
Até 1º de janeiro de 1948, as mulheres não transmitiam a cidadania aos filhos. Nos últimos anos, através de uma ação judicial no tribunal de Roma, consegue-se reconhecer a cidadania italiana também de famílias cuja árvore contenha uma mulher nessa situação. ( SAIBA MAIS NA ABA CIDADANIA ITALIANA VIA MATERNA )
» O ano de unificação da Itália (1861). Para que o direito seja válido, seu antepassado precisa ter falecido após 17 de março de 1861. Se ele for originário de Veneto, estado que existiu na península itálica entre 1815 e 1866, precisa ter falecido após 22 de outubro de 1866.
– CIDADANIA ITALIANA VIA ADMINSTRATIVA
– CIDADANIA ITALIANA VIA JUDICIAL
– PROXIMOS PASSOS APOÓS A CONFIRMAÇAO DO DIREITO
É importante observar que as regras e os requisitos podem variar com base na jurisdição do consulado e na legislação atual. Por isso, é altamente recomendável entrar em contato com o consulado italiano local ou procurar a ajuda de profissionais especializados em cidadania italiana para orientação específica ao seu caso.
Se você for casado(a) com um cidadão italiano, pode se qualificar para a cidadania italiana após um certo período de residência na Itália. As regras exatas podem variar, mas geralmente é necessário residir legalmente na Itália por um certo número de anos.
Se você vive na Itália por um determinado período de tempo, normalmente cerca de 10 anos, e preenche os requisitos legais, pode solicitar a cidadania italiana por naturalização.
Indivíduos que contribuíram significativamente para a sociedade italiana em campos como cultura, esportes, ciência ou outros setores podem ser elegíveis para a cidadania italiana por mérito, mesmo sem atender aos critérios convencionais de residência.
Crianças adotadas por cidadãos italianos podem obter a cidadania italiana através do processo de adoção.
Indivíduos que tenham servido nas Forças Armadas italianas por um determinado período podem se qualificar para a cidadania italiana.
Tem direito à cidadania italiana os descendentes de italianos que comprovam a transmissão do sangue por meio de certidões de nascimento, casamento e óbito.
Não existe limite de gerações, ou seja, um Neto, bisneto, trineto etc pode reconhecer a cidadania italiana. O processo pode ser feito no Brasil ou diretamente na Itália.
Existem 3 formas de adquirir
A cidadania italiana é cheia de questões e apesar de algumas leis pelo mundo serem mais rígidas e complexas em questão do direito a essa documentação, pode-se dizer que o processo italiano é bem flexível, então, não há limites de gerações!
Segundo a Lei italiana, todos os descendentes de italianos têm direito à cidadania jus sanguinis (direito de sangue). Ela é transmitida a partir do ascendente italiano aos filhos, sem interrupção e sem limite de gerações.
Para determinar se você é descendente de um cidadão italiano e, portanto, elegível para a cidadania italiana por jure sanguinis (descendência), você precisará realizar uma pesquisa genealógica para traçar sua árvore genealógica e coletar documentos que comprovem sua relação com seus antepassados italianos. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para descobrir se você é descendente de um italiano:
Lembre-se de que a pesquisa genealógica pode ser um processo complexo e levar algum tempo. A ajuda de especialistas e profissionais em genealogia e cidadania italiana pode ser valiosa para garantir que você reúna todos os documentos necessários e compreenda adequadamente as regras e os requisitos.